A ortodontia é a especialidade odontológica que se preocupa em prevenir e tratar problemas causados pelo desenvolvimento da face e posicionamento dentário, através da correção e alinhamento dos dentes e ossos dos maxilares que se encontrem em posições inadequadas.
O tratamento ortodôntico vai além da estética, possuindo um papel importante na saúde do indivíduo. Dentes desalinhados podem provocar, além de sérios problemas bucais, dores de cabeça, má postura e problemas no aparelho digestivo. A gravidade de cada caso é que vai determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado, mas geralmente, o uso de aparelhos dentários é o mais indicado, que podem ser móveis ou fixos.
O dentista Clínico Geral realiza procedimentos educativos, preventivos (orientação da higiene oral, controle de placa, fluorterapia) e restauradores, O profissional clínico geral está apto a executar todos os tipos de tratamentos dentários.
A endodontia visa tratar o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa (o nervo) e da raiz do dente. Em suma, é o famoso e mais popularmente conhecido tratamento de canal.
A Endodontia é o ramo da Odontologia que trata dos problemas que tem origem no interior do dente, local onde se localiza a polpa dental. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.
O tratamento de canal ocorre devido a uma infecção causada por bactérias que chegam até o interior do dente. Nesta região, produzem uma inflamação acarretando em uma perda óssea e possível perda do dente ou até uma infecção generalizada.
Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.
É indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a harmonia do rosto, pois além de melhorar os traços com aumento labial e rinomodelação, também pode tratar rugas, linhas e expressão e olheiras.
Dentre os procedimentos da harmonização facial, podemos destacar a bichectomia, a toxina botulínica (botox) e o preencimento (com ácido hialurônico).
Próteses são dentes artificiais utilizados em substituição aos dentes ausentes ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estética e fonética, além de recompor e proteger funções articulares.
Atualmente as próteses dentárias oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Basicamente existem dois tipos de próteses: a prótese dentária fixa e a prótese dentária removível.
É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem as gengivas e às estruturas de suporte do dente (osso e ligamento periodontal, ligados à superfície da raiz do dente).
As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.
A área dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes de titânio (um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo) sobre os quais, posteriormente, serão instalados uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.
Após a inserção do implante é que o dente artificial (prótese) é fixado, sendo parafusado ou cimentado sobre a raiz artificial, recuperando-se assim as funções físicas e a estética natural.
O implante dental pode ser indicado para repor a perda de um dente, de alguns ou até de todos os dentes, substituindo as dentaduras e seus incômodos.
O destaque entre as novidades da odontologia são as lentes de contato dentais. Trata-se de uma técnica de confecção de finas lâminas de porcelana que são aplicadas sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados.
As lentes de contato e de porcelana são confeccionadas uma a uma, através de um processo delicado e artesanal. Uma verdadeira obra de arte!
As facetas de porcelana são um meio rápido de conseguir um belo sorriso e esse tratamento é ideal para pessoas que possuem dentes manchados, lascados ou apresentando espaços.
Como uma “unha postiça” sobre o dente, as facetas revestem a parte externa de dentes, devolvendo a forma, a cor e o aspecto natural de um dente, melhorando a estética dental e a harmonia do sorriso.
Uma faceta é uma peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural. Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante vários procedimentos de consultório.
Os nossos dentes podem ficar escurecidos por uma série de fatores como uso prolongado de antibióticos, fumo, tratamento de canal, consumo de café e vinho tinto. O clareamento dental é um procedimento que restaurará a cor branca dos dentes escurecidos.
O clareamento é uma técnica utilizada para promover o clareamento dos dentes naturais por meio de produtos químicos utilizados pelo dentista no ambiente do consultório (associados ou não a fontes de emissão de luz), ou sob sua supervisão quando usado pelo paciente em moldeiras em seu dia a dia.
Existem basicamente dois tipos de clareamento dental: o clareamento realizado no consultório e o clareamento caseiro.